.

Pr. Bruno - O problema não é a Teologia...


Existem pessoas que tem extrema dificuldade com o termo “teologia”. Muitos tem um conceito errado sobre o assunto. Uns estudam de forma deturpada a palavra de Deus e dizem que estão fazendo “teologia”. Outros expressam suas opiniões como sendo verdades sem embasamento bíblico e dizem que “não são teólogos”... eu sinceramente não sei qual é o pior dos dois... mas gostaria de expressar minha opinião sobre o assunto e daquilo que entendo...

“Estudar Deus” não significa que queremos uma nota da prova. Mas porque a forma como entendemos Deus molda o nosso pensamento e nossa vida. Ou seja, você pode ter uma intenção louvável em querer conhecer Deus em todos os sentidos ( experiências, estudo da bíblia, etc..) mas se você tiver um conhecimento errado de Deus, afetará a sua vida e seu comportamento diante das circunstancias e os resultados serão desastrosos. O que você acredita sobre a natureza de Deus – como ele é, o que ele espera de você, se você vai obedece-lo ou não, afeta todas as partes da sua vida.

Em outras palavras: a Teologia, se você não entende-la direito, você não viverá direito.

Eu sei que a idéia de “Estudar Deus” soa estranho para alguns. Soa como algo frio e teórico, como se Deus fosse um sapo que nós dissecamos no laboratório. Ou um conjunto de idéias que memorizamos como se fossem formulas matemáticas. Mas  buscar “conhecer Deus” não tem que ser assim...

Vou te dá um exemplo...

Você já parou e ficou observando o por do sol? Já ficou analisando a beleza desse momento? Você já ficou observando até o ultimo momento....até o “finalzinho”.rs.. é lindo..

Você pode “estudar Deus” como se estuda um por do sol.

É errado você querer se aprofundar sobre o assunto de forma detalhada como se processa um por do sol? Alguém vai te recriminar por isso? Alguém vai te criticar?não!

Você já foi apaixonado por alguém?

Quando eu conheci a minha esposa pela primeira vez, eu procurei conhece-la melhor, os seus gostos, desejos... conhecer o coração dela e o que passa em sua mente?

É errado de sua parte querer conhecer os desejos e vontades do coração do seu amor?

Alguém me recriminou por isso?

Ou apenas querer ouvi-la falando?

Não!! Muito pelo contrário...

Nós sabemos que muitos, por exemplo, dizem está apaixonados, que “são tocados” e que encontrou a pessoa certa.. etc.. Mas depois de alguns dias, percebem que estavam cegos mesmo com um sentimento louvável. Isso acontece tambem com as nossas experiências espirituais. achamos que somos "tocados por Ele" e muitas vezes não é verdade. Mesmo que pareça ser verdadeiro, sabemos que, as vezes, nos enganamos.

O conhecimento não precisa ser seco e sem vida.

A questão é:


Ou nós estamos construindo nossas vidas sobre a realidade de quem Deus é,

Ou estamos construindo nossas vidas sobre nossa própria imaginação e nossos conceitos.

Todos nós agimos como “teólogos” todos os dias. A questão é se o que sabemos sobre Deus é verdadeiro.

[...] até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. (Efésios 4.13-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devocional em Áudio



A tribulação é uma benção!

Talvez essa afirmação pareça uma contradição mas não é. Talvez você esteja pensando como a tribulação pode ser uma benção;Mas a palavra de Deus em II Corintios 4:17 nos diz o seguinte:


"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;"


Você prestou bem atenção no que lemos agora?


O texto está afirmando que as nossas lutas, sofrimentos produz algo eterno. Interessante isso. A tribulação de hoje, as tuas provações e agonias produz algo excelente e eterno.


- Como algo ruim (tribulação) pode produzir algo bom e para sempre?


Na realidade, o presente (tribulação) influencia o nosso futuro.


Leia mais...

 
 
Blogger Templates